Quantas vezes você se pega repetindo os mesmos padrões limitantes ou de autossabotagem mesmo sabendo que não deve?
Parte do problema é que saber que não deve muitas vezes tem pouco poder para realmente criar mudanças cerebrais reais e duradouras. A ciência apoia a ideia de que nossos processos inconscientes e subconscientes respondem por muito mais de nossos condutores de comportamento do que processos de pensamento conscientes. Então, se nossos comportamentos e padrões são ditados mais a partir de padrões subconscientes do que conscientes, realmente faz pouco bem "saber que não deve". Em vez disso, para uma mudança cerebral duradoura, temos que "fazer o que se deve".
A neuroplasticidade autodirigida e práticas como a Neuroescultura são algumas das chaves para influenciar nossos padrões de pensamento, quebrar velhos e estabelecer novos. A grande notícia é que podemos usar algumas práticas simples para começar a conquistar o cérebro e o corpo, preparando-o para estar mais predisposto a mudanças autodirigidas. A incorporação dessas cinco melhores práticas pode abrir as portas para uma experiência de mudança mais graciosa, resiliente e duradoura.
1. Gratidão
Ter uma prática de gratidão foi neurologicamente e biologicamente comprovado que tem um efeito profundo no corpo e na mente. Quando a mente e o corpo atingem esses estados, nos sentimos menos apreensivos com a mudança e mais abertos a novas possibilidades e incertezas. A UC Berkeley relata que praticar a gratidão pode levar a:
Um sistema imunológico forte
Pressão arterial mais baixa
Alegria
Perdão
Diminuição da dor crônica
Compaixão
Envolvimento social
Uma simples prática de gratidão pode ser de cinco minutos no chuveiro fazendo uma lista das coisas do seu dia que apoiam o seu conforto e segurança. Estes podem ser apreciar a água morna, perceber que você tem abrigo ou lembrar que tinha uma cama macia para dormir. Quando você se concentra nas coisas simples, mas plausíveis, que apoiam seu conforto e segurança, a gratidão começa a ser cultivada naturalmente.
2. Nutrição Cerebral
Nutrir-se com alimentos ricos em ômega-3 e gorduras saudáveis é uma das melhores maneiras de apoiar um cérebro saudável e uma prática de meditação de qualidade para mudar seus padrões. Nosso corpo usa ômega-3 e gorduras saudáveis para construir massa cinzenta em nosso cérebro. Além da nutrição cerebral, a hidratação é essencial para a função cognitiva saudável, concentração, atenção, memória e neuroplasticidade autodirigida.
Uma prática simples para começar a prepará-lo para a resiliência e mudança do cérebro é colocar sua comida em um prato, comê-la em uma mesa e certificar-se de que você tenha uma gordura saudável, proteína e fonte de carboidratos lentos de qualidade, como vegetais.
3. Prática diária de agitação
Quando experimentamos uma resposta ao estresse, os hormônios do estresse (incluindo a adrenalina) se movem para a corrente sanguínea e os músculos se contraem e apertam. Essas mudanças físicas ocorrem para que o corpo se engaje em uma resposta de luta ou fuga para proteção. Quando o corpo está nesse estado, somos mais resistentes à mudança.
Na maioria dos estressores que normalmente enfrentamos em nossas vidas diárias, no entanto, não batemos ou corremos para sair da situação, e o estado físico contraído permanece por longos períodos de tempo desnecessariamente. Isso acaba criando um potencial para doenças físicas de longo prazo, incluindo dor crônica e doenças, e uma rigidez mental que sabota a mudança.
Uma das melhores maneiras de liberar tensão, estresse ou contração – e preparar o cérebro para mudanças duradouras – é literalmente sacudi-lo!
Considere o que um coelho, ou qualquer mamífero, faz depois de ter sido perseguido por um predador e agora está seguro: ele provavelmente se esconde sob um arbusto ou objeto e treme até que a adrenalina tenha se dissipado e os músculos possam relaxar. Você pode ter experimentado seu corpo tentando usar essa técnica naturalmente e talvez até tenha tentado resistir ou controlar o tremor involuntário.
Podemos utilizar esta estratégia biológica natural para liberar a tensão muscular e aliviar o acúmulo de hormônio do estresse no corpo. Considere encontrar um espaço privado e informar às pessoas que você estará tremendo para que elas saibam que não há emergência médica. Ter uma prática diária de agitação libera tensão e contração não utilizadas e inúteis, permitindo alívio e relaxamento.
Sinta-se à vontade para sacudir violentamente e até mesmo desenvolver uma prática diária de tremor – como muitos outros fizeram!
4. Tocando com mão não dominante
Este é um dos nossos truques favoritos de Neurosculpting! Quando você está em uma meditação e se encontra em um momento que gostaria de acessar facilmente mais tarde ou ancorar agora, você pode tocar em uma parte do seu corpo com sua mão não dominante. Criar uma sensação física em conexão com uma determinada experiência cria uma associação. Essa associação física torna a experiência mais facilmente acessível posteriormente.
Tocar pode ser usado para recuperar a memória durante outra meditação, e até mesmo ao longo do dia. Embora possa não ser tão profundo quanto uma meditação completa, tocar no mesmo lugar em seu corpo com sua mão não dominante trará a experiência à mente. Imagine tentar estabelecer um novo padrão, mas nunca ter momentos em tempo real para lembrar sua mente subconsciente disso. Esse novo padrão simplesmente começará a desaparecer.
Com esta dica simples, você pode dar um reforço suave ao seu novo padrão enquanto está na fila do supermercado, dirigindo em seu carro, cozinhando ou tomando banho. Você pode tocar com sua mão não dominante na maioria dos momentos e acessar a experiência em um nível consciente ou subconsciente.
5. Exercícios diários de novidade
Desperta o interesse do seu cérebro com novas atividades toda vez que ele passa pela sua mente. Você pode usar exercícios imaginativos, mas não ameaçadores, simples ao longo do dia para envolver seu cérebro. Ideias que são interessantes, mas não enervantes, podem excitar a atividade cerebral sem um estressor e trazê-la a um estado elevado de foco e receptividade à adaptação. Isso apoia a capacidade do seu cérebro para mudanças de padrões, resolução de problemas, estabelecimento de metas e abordagem do seu dia com atenção relaxada, mas focada. Seja criativo e mantenha a simplicidade.
Aqui está uma lista de ideias novas e bobas para engajar atividades saudáveis em seu cérebro ao longo do dia:
Escove os dentes ou o cabelo com a mão não dominante
Vestir-se fora de ordem (sapato oposto primeiro, camisa antes calças)
Inverta ou reorganize sua rotina matinal
Imagine uma forma ou cor completamente nova
Imagine como seria o mundo se você andasse com as mãos, por exemplo
Essas práticas simples todos os dias envolvem gentilmente nossa capacidade de regular nossa rigidez e regular nossa predisposição à adaptação para que, quando nos concentramos em fazer mudanças, o cérebro seja o mais receptivo e focado possível. Mudança cerebral duradoura não é sobre o que você sabe, é sobre o que você faz.
Cris Litholdo
Comments