Ocupação, distração e estresse levaram ao encolhimento da mente moderna.
Percebo que é uma coisa estranha de se dizer. A maioria de nós não pensa em nossa mente como algo com espaço nela, como uma coisa que pode ser grande ou pequena, ampla ou claustrofóbica.
Mas pense na última vez que você se sentiu sobrecarregado, estressado ou fora de controle. É provável que você nem precise pensar tanto. Você pode estar experimentando esse estado agora ao ler essas palavras.
O que acontece nesses momentos?
Primeiro, nossa mente vagueia. Ele gira através de todos os tipos de pensamentos aleatórios sobre o passado e o futuro. Como resultado, perdemos o contato com a experiência direta do tempo presente.
Em segundo lugar, perdemos a perspectiva. Não podemos mais ver o quadro geral. Em vez disso, é como se estivéssemos vendo a vida através de um túnel longo e estreito. Ficamos cegos para as possibilidades, fixados nos problemas.
Junte esses dois e você terá a receita perfeita para erradicar o espaço na mente. A paisagem da mente começa a parecer um calendário repleto de tantas reuniões, eventos e obrigações que essas caixas coloridas de neon encobrem até mesmo as menores lascas de espaço em branco.
Então, pode ser bom para o nosso parceiro, para os nossos filhos e, principalmente, para nós mesmos considerarmos: como podemos criar mais espaço na mente?
Aqui estão cinco ferramentas para criar espaço mental.
1. Meditação.
Você sem dúvida já ouviu falar sobre todos os benefícios cientificamente validados dessa prática. Reduz o estresse. Aumenta a produtividade. Aumenta o foco.
Tudo isso é verdade. Mas aqui está o verdadeiro benefício da meditação: ela cria mais espaço na mente. Para começar, experimente-o por apenas alguns minutos por dia. Use um aplicativo ou prática guiada para ajudá-lo.
2. Movimento.
Então, talvez você não seja do tipo meditante. Tudo bem. Você ainda pode criar espaço na mente reservando tempo para movimentos sem distração.
A palavra-chave aqui é "não distraído". Para muitos de nós, o exercício e o movimento se tornaram mais um momento em que nosso espaço livre é coberto por textos, podcasts ou nossas séries favoritas da Netflix.
Não há nada de errado nisso. Mas pode ser poderoso deixar os fones de ouvido para trás de vez em quando e permitir que a mente descanse enquanto você caminha, se alonga, corre, pedala, nada ou pratica yoga.
3. Relaxe.
Quando se trata de criar espaço livre e, nós, modernos, com nossas mentes inundadas de smartphones e excessivamente estimuladas, parece inevitavelmente encontrar um problema: muitas vezes estamos muito estressados, amplificados e agitados para abrir.
O relaxamento – acalmar o sistema nervoso – talvez seja a melhor maneira de combater esse efeito e criar um terreno mais fértil para a abertura. Quando relaxamos – o tipo real, não o tipo Netflix ou TikTok – o controle das emoções difíceis se afrouxa, a velocidade de nossos pensamentos giratórios diminui e, o mais importante, a sensação de espaço em nossa mente começa a se expandir.
Como você pode relaxar? Experimente ioga. Tente expirar prolongadamente, onde você inspira quatro contagens, expira oito contagens. Experimente yoga nidra. Ou, apenas mime-se com uma soneca.
4. Veja mais.
Quando a vida enlouquece, a mente não é a única coisa que encolhe. O tamanho do nosso campo visual também fica menor. Nossos olhos se cansam. Nossa visão periférica cai fora da consciência.
Qual é o antídoto para essa visão de túnel?
Experimente agora mesmo. Com um olhar suave, permita que as bordas do seu campo visual se expandam lentamente. Imagine que você está vendo o que quer que esteja à sua frente do topo de um vasto pico de montanha. Agora traga essa maneira mais expansiva, panorâmica, de ver com você pelo resto do dia.
5. Não faça nada.
Agora para a prática mais avançada. É avançado porque vai contra tudo aquilo em que a nossa cultura acredita. Em um mundo onde todos estão tentando desesperadamente fazer mais, um dos atos mais radicais é não fazer – não fazer nada.
Mesmo apenas alguns minutos dessa prática paradoxal podem ajudá-lo a experimentar uma expansão do espaço na mente.
Deite-se no chão ou do lado de fora na grama. Feche os olhos. Coloque sua música favorita se quiser. Defina um alarme por alguns minutos para não surtar muito.
Então, pare. Solte a técnica. Deixe cair o esforço. Apenas permita-se saborear esta rara experiência de não fazer absolutamente nada.
Escrito por Cris Litholdo
Comments